Algumas considerações sobre Media Kit


Notas e observações de algumas experiências que envolvem a disseminação de softwares e jogos.

Construindo um Media Kit

Media Kit é um conjunto de ferramentas, arquivos e dados usados ​​para ajudar a espalhar os projetos para novas pessoas. Entre os itens que notei que notei que trazem um retorno maior em termos de "interesse" de um possível público consumidor para seu produto, estão:

Carta de apresentação

Texto que apresenta seu produto, descreve seus recursos e destaca pontos que considera interessantes. Recomendo escrevê-lo de uma maneira próxima ao texto jornalístico para servir de base para a apresentação em sites, blogs, vlogs, canais do YouTube e podcasts. O texto deve ser direto e fácil de entender. Evite esticar demais o assunto. Sugiro, depois de escrever, pedir ou contratar alguém para uma revisão completa.

Imagens para divulgação

É recomendável que você tenha algumas imagens em alta resolução para ajudar os anunciantes a ilustrar artigos e vídeos que falam sobre seu produto. A lista a seguir destaca os tipos de imagens mais importantes para isso:

Logotipo

Logotipo em tamanhos diferentes no formato PNG (plano de fundo transparente). É interessante que a imagem tenha dimensões quadradas e o logotipo esteja centralizado no centro, deixando algumas margens ao lado.

Screenshots

Ao menos cinco imagens com qualidade real do produto, ou seja, as cenas do jogo em ação. Escolha imagens de momentos que se destacam aos olhos.
É extremamente importante, pois todos os jornalistas que questionei, blogueiros e videologgers dizem que mesmo jogos independentes de estúdios famosos não fazem isso, dificultando a escrita ou publicação de um artigo ou nota para exibir o produto.
Nas lojas, muitas vezes essas imagens são a porta de entrada para o interesse de experimentar nos jogadores.

Poster

Imagens não necessariamente reais do produto. Ilustrações geralmente elaboradas e de valor artístico, acompanhadas pelo logotipo e referências ao produto. Produza-os em diferentes resoluções com recortes apropriados e reposicione logotipos, textos etc., levando em consideração dispositivos diferentes, como redes sociais (1200x1000), papéis de parede para computadores (proporções em 4:3 e 16:9), papéis de parede para telefones móveis (proporção de 9:16) e miniaturas de sites e aplicativos (460x215).

Vídeos publicitários

Vídeos que variam de 30 segundos a 1:30 minutos que apresentam o produto aos consumidos. Ele deve ser elaborado e editado de uma maneira que desperte a curiosidade do espectador em saber mais sobre o produto. Embora não seja uma "regra", a seguinte estrutura de roteiro apresentou mais resultados:

  1. Uma ligação de 5 segundos que procura chamar a atenção do espectador para ver o restante do vídeo. Uma imagem que desperta curiosidade, uma frase cativante. Algo muito curto e direto;
  2. Introdução de até 15 segundos para a apresentação do produto e seus pontos fortes;
  3. Demonstração dos principais recursos oferecidos em até 15 segundos para exibir outros pontos do produto que são interessantes como sistemas, diferenciais, usabilidade, comunidade, etc;
  4. Adicione uma recompensa de até 10 segundos ao espectador que acompanhou o vídeo até o momento. Pode ser um "fanservice", uma história em quadrinhos, uma imagem ou ação rápida, mas que marca a memória do espectador e cria um "gancho" para mais possibilidades que o produto oferece;
  5. Pôster final semi-estático que destaca o logotipo, forma de compra, formas de contatos e redes sociais do produto.

Meios de contato

Apesar de ser algo óbvio e simples, muitos desenvolvedores esquecem de colocar uma ou mais maneiras de contato em suas divulgações. Ocorrendo que, mesmo interessado, a pessoa que teve acesso ao material publicitário fica impedida de ter acesso ao seu jogo, ou de obter mais informações sobre o mesmo. Por isso SEMPRE mantenha um endereço de e-mail ou link de site, rede social ou plataforma de comunicação que você veja constantemente. Projetos antigos e abandonados podem receber feedback ou mesmo propostas comerciais, anos depois de serem lançados. Por isso sempre deixe explicito em algum local da sua publicidade uma forma de contato que você estará sempre conferindo, mesmo a longo prazo.