Balanceando eventos de conflito em jogos

Pesquisando sobre formas de organizar os eventos em jogos e partidas de RPG, encontro as dicas abaixo que foram postado pelo usuário deniskei em uma publicação no Reddit. 

Todo arco de história de seu jogo tem que ter 3 tipos de eventos de conflito:

  • Eventos corriqueiros: Esse desafio geralmente é mais fácil como resolver quebra cabeças fáceis ou enfrentar lacaios em batalha, nenhum personagem deve correr risco de vida, mas é uma boa maneira para o jogador testar poderes e habilidades, explorar as mecânicas básica do jogo, se sentir habilidoso e ganhar confiança.
  • Dificuldade média: Combate capitão + lacaios: Desafios um pouco mais complicada. Algum personagem pode correr perigo ou tem uma obstáculo um pouco mais complicado para ser superado como por exemplo um combate contra um mini chefe acompanhado de lacaios, ou um quebra cabeça mais elaborado. Pode ter prejuízos aos recursos que o jogador disponha no jogo, ou levar um pouco mais de tempo de jogo para ser solucionado, mas sem exageros, exigindo que o jogador consuma recursos excessivos ou prolongue demais o foco nessa parte a tornando "chata e repetitiva".  
  • O grande evento: Uma situação mais dramática que combine um desafio elevado a ser superado mas também tenha uma apresentação impactante. Uma de problemas conectados que precisam ser resolvido, um grande chefe com comportamento e habilidade ainda não visto, exigir vários recursos e explorar todas as mecânicas apresentada durante o jogo para resolver o conflito. Difícil mas não injusto, mesmo levando mais tempo para se concluir este desafio. Ao terminar com sucesso o jogador é recompensado com um momento de alivio, uma cena de calmaria, o contar dos pontos e tesouros, tempo pra explorar o cenário que local que não teve como fazer antes por conta do foco no grande evento.

Após elabora um desafio que aplique esses três tipo de eventos, é hora de expandir a experiência na próxima história, seja uma nova fase ou outro jogo, de colocar elementos diferentes em cada uma delas. Pode ser um terreno diferente, podem ser reféns, pode ser uma luta com coisas acontecendo ao redor a cada round e etc.

As dicas acima foram adaptadas da publicação original que é mais voltada para partidas de RPG, mas acredito serem muito boas para elaborar desafios em jogos digitais. Eventos em três etapas parece fazer um balanço equilibrado entre desafio e persistência que funciona bem para os jogadores.


Referência:

Meu mestre não sabe balancear monstros. 14 de fev. 2023. Disponível em <https://www.reddit.com/r/Tormenta/comments/111sv0n/meu_mestre_não_sabe_balancear_monstros/>. Acessado em 06 de fev. 2024.